sexta-feira, 9 de junho de 2017

O melhor tipo de exercício físico para pessoas obesas

Sempre que pessoas procuram o médico com o objetivo de tratar doenças metabólicas (obesidade e diabetes) ou cardiovasculares recebem a recomendação não apenas para modificar seus hábitos alimentares mas também para aumentar a atividade física. Nesta situação, uma pergunta frequente é qual o melhor tipo de atividade física para este propósito.
Antes de discutir especificamente esta questão, é importante que sejam definidos alguns conceitos e feitos alguns alertas.
Vamos começar pelos alertas. Muitas pessoas passam anos, ou até a vida inteira sem desenvolver qualquer atividade física de forma regular. Tais pessoas são consideradas sedentárias. Ao procurar um médico, a pessoa sedentária deverá ser submetida a exames cardíacos, vasculares e metabólicos antes de receber uma recomendação para prática de exercícios. Isto é muito importante pois se a pessoa nunca fez atividade física na vida (ou fez muito pouco) existe o risco de ser portadora de algum problema que possa se manifestar quando ela iniciar a atividade física. Existem problemas do coração, dos vasos sanguíneos ou outros que podem ficar silenciosos quando a pessoa pratica pouco ou nenhum exercício, porém podem passar a se manifestar de forma intensa e com grande risco quando a pessoa faz exercício. Assim, o alerta aqui é para que as pessoas sedentárias nunca iniciem atividade física sem uma avaliação médica prévia.
Quanto aos conceitos, uma pergunta comum quando se inicia a atividade física é qual tipo de atividade física deve ser realizada. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, existem quatro tipos de atividade física: aeróbia, fortalecimento da musculatura, fortalecimento dos ossos e alongamento. Para simplificar nossa conversa, vamos nos concentrar nas atividades aeróbias e de fortalecimento da musculatura.
Na atividade física aeróbia a pessoa exercita vários grupos musculares (pernas, braços, abdome) de forma contínua e não muito intensa, por períodos relativamente longos de tempo. Espera-se que durante a execução da atividade física aeróbia ocorra um moderado aumento das frequências respiratórias e cardíacas e que com o passar do tempo de treinamento, o condicionamento físico da pessoa vá melhorando gradativamente. Exemplos de atividades aeróbias são: caminhada em ritmo acelerado por tempo moderadamente longo; corrida leve ou moderada por tempo relativamente longo; ciclismo em ritmo leve ou moderado por tempo relativamente longo; natação em ritmo leve.
Na atividade física para fortalecimento muscular, a pessoa exercita em momentos distintos determinados grupos musculares colocando uma certa carga de resistência que exige a aplicação de força para que o exercício possa ser executado. Em geral, em cada ciclo de exercício repetem-se os movimentos algumas vezes, e em seguida o grupo muscular exercitado é alterado. Espera-se que ao longo do tempo, a força e a massa muscular de todos os grupos de músculos exercitados vá aumentando. A musculação é o exemplo típico de atividade física para fortalecimento da musculatura.
Muito bem, com estes alertas e conceitos em mente, vamos partir agora para a resposta da nossa pergunta principal, ou seja; qual tipo de exercício deve ser realizado. A escolha do tipo de exercício depende muito do objetivo a ser alcançado. Assim, nesta postagem escolhi a seguinte situação: uma pessoa (pode ser homem ou mulher) com mais de 60 anos de idade, obesa e sedentária que procura o médico para perder peso. Quando pacientes idosos são submetidos a abordagens que levam à perda de peso, há o risco de que em paralelo à perda de peso ocorra também perda de massa muscular aumentando a fragilidade e o risco de lesões. Isto pode ser um problema sério para pessoas nesta faixa etária.
Assim, um grupo de pesquisadores americanos realizou uma pesquisa na qual acompanharam 141 pessoas durante 6 meses.  Os pacientes foram divididos em três grupos: no primeiro grupo receberam recomendação dietética e foram orientados à prática de atividade física aeróbia; no segundo grupo receberam a mesma orientação dietética porém realizaram atividade para fortalecimento muscular; no terceiro grupo, mais uma vez a orientação nutricional foi a mesma, porém a atividade física foi mista, um pouco aeróbia e um pouco para fortalecimento muscular. Importante lembrar que os educadores físicos que participaram do estudo tomaram todos os cuidados para que, tempo e intensidade da atividade física fosse similar entre os três grupos.
Durante todo o período do estudo os pacientes foram avaliados para vários parâmetros e os resultados mais importante foram: i, a perda de peso foi igual nos 3 grupos; ii, entretanto, no grupo com atividade física aeróbia houve perda de gordura porém houve também maior perda de massa magra (ou seja músculo); iii, além disso, o grupo com atividade física aeróbia também apresentou um pouco de perda de massa óssea; a capacitação física, foi melhor nos grupos que fizeram atividade aeróbia e mista; iv, o ganho de forca muscular foi melhor nos grupos que fizeram atividade para fortalecimento muscular e atividade mista. Assim, os pesquisadores concluíram que, considerando todos os benefícios e todos os eventuais problemas, pacientes obesos idosos, quando autorizados pelos médicos, devem dar preferencia a atividade física mista, ou seja, metade do tempo em aeróbia e metade do tempo em musculação.


Principal referência para esta postagem: Villareal. New England Journal of Medicine (2017)376:1943.

Postagem mais recente

Programas de controle de peso no modelo do Weight Watchers (Vigilantes do Peso) tem bons resultados?

F rente ao rápido crescimento do número de pessoas obesas no planeta, uma série de programas de orientação alimentar e de mudança de estil...

Postagem mais visitada